quinta-feira, 20 de março de 2014

Sócio-interacionismo

Vygotsky desenvolveu a teoria do sócio-interacionismo, onde a transmissão do conhecimento se dá na interação entre as pessoas. A visão de Vygotsky dá importância para as interações sociais e interpessoais na construção do sujeito.
Segundo Vygotsky, é o próprio processo de aprendizagem que gera e promove o desenvolvimento das estruturas mentais e o trabalho para o desenvolvimento dessas estruturas seria realizado na zona de desenvolvimento proximal (ZPD). A ZPD é a distância entre o conhecimento real da criança e a capacidade cognitiva esperada, o seu potencial. É dentro da ZPD que os educadores trabalhariam, estimulando a aquisição do potencial pelos aprendizes, onde quanto mais rica for a interação maior será o desenvolvimento alcançado.
Nós, hoje, sabemos o que aprendemos por interações que tivemos desde nossa infância até o presente. A linguagem, o meio por onde as relações interpessoais acontecem, pode ser simbólica, ou instrumental.
Interação entre pessoas. Fonte
A transmissão do conhecimento através da linguagem simbólica, onde o conhecimento está expresso por símbolos, se dá pela interpretação dos símbolos mediante ao conhecimento obtido através das relações interpessoais. Isso porque os símbolos são construídos culturalmente dentro de um contexto social e histórico, a fala é um exemplo de transmissão de conhecimentos via símbolos. Na relação interpessoal mediada por instrumentos, o sujeito interage com um objeto e outra pessoal, aonde o conhecimento desenvolvido é transmitido nessa interação.

Nesse contexto, para Vigotski, o desenvolvimento se dá de fora para dentro, tendo em vista que é a partir das relações interpessoais mediadas pelo contexto aonde estão inseridas as pessoas é que ocorre o desenvolvimento cognitivo do sujeito.

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