Vygotsky
desenvolveu a teoria do sócio-interacionismo, onde a transmissão do conhecimento
se dá na interação entre as pessoas. A visão de Vygotsky dá importância para as
interações sociais e interpessoais na construção do sujeito.
Segundo
Vygotsky, é o próprio processo de
aprendizagem que gera e promove o desenvolvimento das estruturas mentais e o
trabalho para o desenvolvimento dessas estruturas seria realizado na
zona de desenvolvimento proximal (ZPD). A ZPD é a distância entre o
conhecimento real da criança e a capacidade cognitiva esperada, o seu
potencial. É dentro da ZPD que os educadores trabalhariam, estimulando a
aquisição do potencial pelos aprendizes, onde quanto mais rica for a interação
maior será o desenvolvimento alcançado.
Nós, hoje, sabemos o que aprendemos por interações que tivemos desde nossa infância
até o presente. A linguagem, o meio por onde as relações interpessoais acontecem,
pode ser simbólica, ou instrumental.
Interação entre pessoas. |
A
transmissão do conhecimento através da linguagem simbólica, onde o conhecimento
está expresso por símbolos, se dá pela interpretação dos símbolos mediante ao
conhecimento obtido através das relações interpessoais. Isso porque os símbolos
são construídos culturalmente dentro de um contexto social e histórico, a fala
é um exemplo de transmissão de conhecimentos via símbolos. Na relação
interpessoal mediada por instrumentos, o sujeito interage com um objeto e outra
pessoal, aonde o conhecimento desenvolvido é transmitido nessa interação.
Nesse
contexto, para Vigotski, o desenvolvimento se dá de fora para dentro, tendo em
vista que é a partir das relações interpessoais mediadas pelo contexto aonde
estão inseridas as pessoas é que ocorre o desenvolvimento cognitivo do sujeito.
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