A atividade iniciaria com um breve
documentário sobre vida animal nos continentes, América e África, seria
enfatizado a presença de animais muito semelhantes morfologicamente que vivem
nesses dois continentes separados pelo oceano Atlântico. Seria demonstrado o
exemplo do jacaré-açu (Melanosuchus niger)
e do crocodilo-do-nilo (Crocodylus niloticus).
Problemática, como pensar? |
A atividade desenvolvida pelos estudantes,
em grupo de 4 integrantes, consistiria em encontrar respostas plausíveis para o
questionamento: Como espécies muito semelhantes podem viver em continentes
muito distantes?
Os alunos teriam como material
disponível para consulta apostila desenvolvida pelo professor, contendo
informações sobre geografia, história geológica, tectônica de placas,
sistemática e filogenia, evolução convergente e divergente, bem como auxílio do
professor para desenvolver a atividade proposta.
A avaliação desta atividade seria
embasada na apresentação dos resultados encontrados pelos alunos à questão: “Como
espécies muito semelhantes podem viver em continentes muito distantes?”. A
apresentação dos resultados seria a critério de cada equipe, podendo ser
apresentado em forma de seminário, banner, produção de texto ou qualquer outra
maneira que fosse possível realizarmos discussões sobre a temática em sala.
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