quinta-feira, 20 de março de 2014

Problema verdadeíro

A atividade iniciaria com um breve documentário sobre vida animal nos continentes, América e África, seria enfatizado a presença de animais muito semelhantes morfologicamente que vivem nesses dois continentes separados pelo oceano Atlântico. Seria demonstrado o exemplo do jacaré-açu (Melanosuchus niger) e do crocodilo-do-nilo (Crocodylus niloticus).
Problemática, como pensar? Fonte
A atividade desenvolvida pelos estudantes, em grupo de 4 integrantes, consistiria em encontrar respostas plausíveis para o questionamento: Como espécies muito semelhantes podem viver em continentes muito distantes?

Os alunos teriam como material disponível para consulta apostila desenvolvida pelo professor, contendo informações sobre geografia, história geológica, tectônica de placas, sistemática e filogenia, evolução convergente e divergente, bem como auxílio do professor para desenvolver a atividade proposta.


A avaliação desta atividade seria embasada na apresentação dos resultados encontrados pelos alunos à questão: “Como espécies muito semelhantes podem viver em continentes muito distantes?”. A apresentação dos resultados seria a critério de cada equipe, podendo ser apresentado em forma de seminário, banner, produção de texto ou qualquer outra maneira que fosse possível realizarmos discussões sobre a temática em sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário