quinta-feira, 20 de março de 2014

Proposta de minicurso


Mostraríamos como proceder para utilização dos restos orgânicos para a adubação, cavando um buraco na terra para enterrar os restos orgânicos para que estes possam ser utilizados para preparo da terra do canteiro para o plantio.

Esse minicurso tem por objetivo ensinar como reaproveitar os restos orgânicos, a água da chuva e a água da sua torneira, bem como transmitir conhecimentos biológicos sobre diversas áreas.

Inicialmente falaríamos sobre os conceitos de composto orgânico, ecossistema, necessidades vegetais, decomposição de material, ciclo de energia e material. Após essa base, iniciaríamos a parte prática do minicurso.

Utilizaríamos verduras e legumes de uso dos próprios participantes para tornar a atividade mais interessante (nessa proposta utilizarei como exemplo a cebolinha e o cheiro-verde). Seria demonstrado como preparar um canteiro para a horta e usaríamos os restos orgânicos (restos de comida, cascas de frutas e entre outros) da própria residência dos participantes do minicurso para demonstração de como adubar a sua horta e preparar o canteiro para o plantio da cebolinha e do cheiro-verde.

Comunidade cresce com o conhecimento. Fonte
Em relação ao uso da água para regar as plantas, mostraríamos que tanto a água da chuva quanto a da água da pia da cozinha, por exemplo, podem ser utilizadas. Utiliza-se um balde para aparar a água da chuva que cai do telhado e uma bacia dentro da pia quando lavar louça, aparando água também, e estas águas podem servir para regar a horta quando necessário.


Provavelmente a horta que ensinaríamos a fazer nesse minicurso não suprimiria as necessidades de uma residência, visto que há a necessidade de vários produtos primários e que as necessidades são maiores do que a produção dentro de uma residência. Mesmo assim, o interessante nesse minicurso além de transmitir conhecimentos práticos sobre como fazer e manter uma horta em seu quintal é transmitir conhecimentos biológicos, pois seriam trabalhadas na prática as necessidades fisiológicas dos vegetais, o ciclo dos elementos e da água, ciclo da matéria e energia, bem como o reaproveitamento de resíduos orgânicos e  hábitos para uma boa alimentação, baseada em legumes e verduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário