quinta-feira, 20 de março de 2014

Explorando o conhecimento prévio

Atividades desenvolvidas em espaços não formais podem ser realizadas em um enfoque multidisciplinar e sempre requerem um bom planejamento. Neste sentido pensei em uma atividade a ser realizada com alunos do terceiro ano do ensino médio na UHE de Balbina. Esta atividade engloba aspectos biológicos, geográficos e históricos da região Amazônica.


Este resumo compreende a parte biológica da atividade desenvolvida.

Explore o conhecimento que seu aluno aprendeu com o tempo. Fonte
Após atividades em sala de aula sobre botânica (aspectos morfológicos e fisiológicos associados aos diferentes habitats colonizados pelos diferentes tipos de plantas), zoologia (morfologia de diferentes grupos como: peixes, repteis, aves e mamíferos), ecologia (papel dos diferentes animais em seus nichos ecológicos e sua importância para os humanos) e educação ambiental (relações de poluentes e outros fatores que causam impactos ambientais), poderiam ser verificados os conhecimentos prévios dos alunos para melhor planejar a atividade em espaço não-formal.

Com a represa que foi formada para se ter a UHE de Balbina, pode-se abordar questões energéticas, como a utilização de energias renováveis e não-renováveis e os benefícios e malefícios que estas podem ocasionar às populações humanas em curto prazo e em longo prazo.

Como se sabe, tem-se o lago de Balbina, que é utilizado para pesca, tanto para subsistência quanto esportiva, e desde modo poderiam ser explorados temas sobre importância econômica das espécies que lá são encontradas, bem como aspectos zoológicos e ecológicos.
Usina Hidroelétrica de Balbina. Fonte

Outro ponto muito importante é que há na UHE de Balbina, um programa que cuida de animais como aves, mamíferos e outros, destacando o peixe-boi da Amazônia, um animal que se encontra ameaçado de extinção. Partindo deste ponto, poderiam ser abordadas temáticas sobre os aspectos que levaram esta espécie a entrar neste status de ameaçada de extinção e trabalhar soluções que visem a melhoria do estado de conservação desta espécie.

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