quinta-feira, 20 de março de 2014

Plano de aula - Anatomia

Instituição: UFAM

Componente curricular: Biologia      Professor: Elio de Almeida Borghezan

Série: 2º                     Ensino: Médio            Tempo: 2        Turma: 01       Qdade: 30

Tema Gerador: Saúde Humana

Objetivos: - Compreender a mecânica respiratória e órgãos associados
- Compreender os processos fisiológicos associados à respiração
- Compreender as doenças respiratórias e associá-las aos órgãos afetados, bem como suas causas, sintomas, tratamento e prevenção.

Competência: 4 - Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.

Habilidade: 14 – Identificar padrões em fenômenos em processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.

Conteúdo: Sistema Respiratório – Anatomia e fisiologia do sistema respiratório.

Conceitos: Órgãos (narina, cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmão), fisiologia (inspiração, expiração, hematose) e doenças relacionadas ao sistema respiratório (tuberculose, bronquite, faringite, asma, pneumonia, câncer pulmonar).

Estratégia: Atividade lúdica e pesquisa de caso.

Procedimentos: Inicialmente será realizado uma sondagem à respeito dos conhecimentos prévios e concepções alternativas referente à doenças associadas ao sistema respiratório, relatando suas causas, orgãos afetados, sintomas, tratamentos e relação com tabagismo. Realizaremos a aplicação de uma atividade lúdica. A temática continuará a ser trabalhada no ambiente de sala de aula de forma contextualizada, onde utilizarei os resultados da sondagem para pontuar e descrever sobre patologias associadas ao sistema respiratório, sendo simultaneamete explanado sobre os órgãos respiratórios, a mecânica e fisiologia respiratória. Os alunos trabalharão embasados no processo de ensino por pesquisa local, aonde será pesquisado sobre doenças do sistema respiratório que afetam a população amazonense, de modo que as patologias trabalhadas estarão associadas à diferentes órgãos do sistema respiratório, o resultado dessa pesquisa deverá ser apresentado no modelo de folder, também será discutido em sala de aula sobre as patologias estudadas. Posteriormente esse folder será divulgado e distribuído na comunidade.

Recursos: Quadro branco, pincel, audiovisual (vídeo sobre a mecânica respiratória), computador e internet.


Avaliação: Será realizada a partir do material resultante da pesquisa (folder), na atividade lúdica e nas discussões em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário