Instituição:
UFAM
Componente
curricular: Biologia Professor: Elio
de Almeida Borghezan
Série: 2º Ensino: Médio Tempo:
2 Turma: 01 Qdade: 30
Tema Gerador: Saúde Humana
Objetivos: - Compreender a mecânica respiratória e órgãos associados
- Compreender os processos fisiológicos associados à respiração
- Compreender as doenças respiratórias e associá-las aos órgãos afetados, bem como suas causas, sintomas, tratamento e prevenção.
Competência: 4 - Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular
aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos,
aspectos culturais e características individuais.
Habilidade: 14 – Identificar padrões
em fenômenos em processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.
Conteúdo: Sistema Respiratório – Anatomia e fisiologia do sistema
respiratório.
Conceitos: Órgãos (narina,
cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmão), fisiologia (inspiração, expiração, hematose) e doenças
relacionadas ao sistema respiratório (tuberculose, bronquite, faringite, asma,
pneumonia, câncer pulmonar).
Estratégia: Atividade lúdica e pesquisa de caso.
Procedimentos: Inicialmente será realizado uma sondagem à respeito dos
conhecimentos prévios e concepções alternativas referente à doenças associadas
ao sistema respiratório, relatando suas causas, orgãos afetados, sintomas,
tratamentos e relação com tabagismo. Realizaremos a aplicação de uma atividade
lúdica. A temática continuará a ser trabalhada no ambiente de
sala de aula de forma contextualizada, onde utilizarei os resultados da
sondagem para pontuar e descrever sobre patologias associadas ao sistema
respiratório, sendo simultaneamete explanado sobre os órgãos respiratórios, a
mecânica e fisiologia respiratória. Os alunos trabalharão embasados no processo
de ensino por pesquisa local, aonde será pesquisado sobre doenças do sistema
respiratório que afetam a população amazonense, de modo que as patologias
trabalhadas estarão associadas à diferentes órgãos do sistema respiratório, o resultado dessa pesquisa deverá ser apresentado no modelo de
folder, também será discutido em sala
de aula sobre as patologias estudadas. Posteriormente esse folder será divulgado e distribuído na comunidade.
Recursos: Quadro branco, pincel, audiovisual (vídeo sobre a mecânica
respiratória), computador e internet.
Avaliação: Será realizada a partir do material resultante da pesquisa (folder), na atividade lúdica e nas
discussões em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário