quinta-feira, 20 de março de 2014

Plano de aula - Parasitologia

Instituição: UFAM

Componente curricular: Biologia      Professor: Elio de Almeida Borghezan

Série: 2º                     Ensino: Médio            Tempo: 3        Turma: 01       Qdade: 30

Tema Gerador: Saúde Humana

Objetivos: - Identificar estruturas morfológicas das espécies de parasitas Taenia solium e Taenia sarginata.
- Compreender os métodos profiláxicos, diagnostico, tratamento e prevenção da teníase e da cisticercose.

Competência: 4 - Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.

Habilidade: 14 – Identificar padrões em fenômenos em processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.

Conteúdo: Parasitologia – Teníase e cisticercose.

Conceitos: Teníase, cisticercose, contágio, diagnóstico, tratamento e prevenção.

Estratégia: Atividade laboratorial e pesquisa de caso.

Procedimentos: Inicialmente será realizado uma sondagem à respeito dos conhecimentos prévios e concepções alternativas referente às doenças causadas pelos parasitas Taenia solium e Taenia sarginata. A temática continuará a ser trabalhada no ambiente de sala de aula de forma contextualizada, onde utilizarei os resultados da sondagem para pontuar e descrever sobre as doenças causadas pelos parasitas acima citados. Haverá uma prática laboratorial, onde os alunos farão desenhos esquemáticos dos parasitas, citando as estruturas morfológicas dos mesmos. Os alunos prosseguirão trabalhando, em grupos de 6 alunos, embasados no processo de ensino por pesquisa local, aonde será pesquisado sobre os índices de teníase e cisticercose no estado do Amazonas, seu diagnostico, tratamentos e prevenção, o resultado dessa pesquisa deverá ser apresentado em forma de painel, haverá também discussões sobre a temática em sala de aula. Posteriormente esses painéis serão fixados na escola e divulgados na comunidade.

Recursos: Quadro branco, pincel, laminário, microscópio, computador e internet.


Avaliação: Será realizada a partir do questionário sobre os conhecimentos prévios, prática laboratorial, material resultante da pesquisa (painel) e discussões em sala de aula.

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