quinta-feira, 20 de março de 2014

Epistemologia de Bachelard


Bachelard acreditava que o conhecimento científico jamais pudesse ser atingido enquanto o pensamento da linearidade do senso comum para o lado científico permanecesse na sociedade. Partindo desse ponto, não seria atingido o patamar do conhecimento científico enquanto fossem tomadas decisões embasadas nos conhecimentos de senso comum.


Bachelard. Fonte
Quando a ciência é construída baseada no continuísmo, evita-se a dialética, isto é, a ciência é relatada como um contínuo de acontecimentos aonde os novos conhecimentos são adicionados sempre corroborando com os já descritos. Deste modo, os avanços seriam lentos e o progresso contínuo. Enquanto que no descontinuísmo, a ciência é construída baseada nos confrontos de ideais, aonde há rupturas do conhecimento anteriormente formulado para a construção de novos e avançados conhecimentos científicos, para alcançar o progresso científico. E são a partir dessas ideias que moldamos o nosso olhar para o mundo científico, social e político.


Os obstáculos epistemológicos são definidos como as barreiras onde os conhecimentos científicos são postos em confronto, aonde o resultante é o progresso científico e a construção de um novo conhecimento científico. Os atrasos no desenvolvimento científico são devidos aos obstáculos epistemológicos, justo quando não há o confronto e a estagnação é o resultante do continuísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário