quinta-feira, 20 de março de 2014

Plano de aula - Ecologia

Instituição: UFAM

Componente curricular: Biologia      Professor: Elio de Almeida Borghezan

Série: 3º                     Ensino: Médio            Tempo: 2        Turma: 01       Qdade: 30

Tema Gerador: Interação entre os seres vivos.

Objetivos: - Compreender os ciclos biogeoquímicos e suas importâncias para a vida.

Competência: 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.

Habilidade: 9 – Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo de energia para a vida, ou ação de agentes ou fenômenos que podem alterações nesses processos.

Conteúdo: Ecologia – Ciclos biogeoquímicos.

Conceitos: Ciclos biogeoquímicos (água, carbono, nitrogênio e fósforo).

Estratégia: Realização de experimento (ciclo biogeoquímico da água) associado à pesquisa sobre os ciclos biogeoquímicos dos demais elementos.

Procedimentos: Iniciamos a aula com um questionário para obtermos os conhecimentos prévios e concepções alternativas sobre como ocorre a chuva. A turma realizará dois experimentos para evidenciarmos o ciclo biogeoquímico da água. Após a realização desses experimentos, serão explanados os ciclos biogeoquímicos: carbono, nitrogênio e fósforo. Os alunos continuarão realizando uma pesquisa de caso focado no ocorrido com o lago do Japiim, na cidade de Manaus, relatando a importância econômica e ecológica dos elementos (carbono, nitrogênio e fosforo), os resultados da pesquisa deverá ser entregue em forma de texto individualmente. No texto deverá conter algum método plausível e executável, que de preferência envolva a participação ativa da população, para resolver a situação do lago, os resultados das pesquisas serão discutidos em sala de aula.

Recursos: Quadro branco, pincel, audiovisual, computador e internet.


Avaliação: a avaliação consistirá no questionário de conhecimentos prévios, na execução do experimento e perguntas do roteiro, nos resultados da pesquisa (texto) e nas discussões em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário