Instituição:
UFAM
Componente
curricular: Biologia Professor: Elio
de Almeida Borghezan
Série: 3º Ensino: Médio Tempo:
2 Turma: 01 Qdade: 30
Tema Gerador: Interação entre os seres vivos.
Objetivos: - Compreender os ciclos biogeoquímicos e suas importâncias
para a vida.
Competência: 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou
conservação ambiental a processos produtivos sociais e a instrumentos ou ações
científico-tecnológicos.
Habilidade: 9 – Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou
do fluxo de energia para a vida, ou ação de agentes ou fenômenos que podem
alterações nesses processos.
Conteúdo: Ecologia – Ciclos biogeoquímicos.
Conceitos: Ciclos
biogeoquímicos (água, carbono, nitrogênio e fósforo).
Estratégia: Realização de
experimento (ciclo biogeoquímico da água) associado à pesquisa sobre os ciclos
biogeoquímicos dos demais elementos.
Procedimentos: Iniciamos a aula com um questionário para obtermos os
conhecimentos prévios e concepções alternativas sobre como ocorre a chuva. A
turma realizará dois experimentos para evidenciarmos o ciclo biogeoquímico da
água. Após a realização desses experimentos, serão explanados os
ciclos biogeoquímicos: carbono, nitrogênio e fósforo. Os alunos continuarão
realizando uma pesquisa de caso focado no ocorrido com o lago do Japiim, na
cidade de Manaus, relatando a importância econômica e ecológica dos elementos
(carbono, nitrogênio e fosforo), os resultados da pesquisa deverá ser entregue
em forma de texto individualmente. No texto deverá
conter algum método plausível e executável, que de preferência envolva a
participação ativa da população, para resolver a situação do lago, os
resultados das pesquisas serão discutidos em sala de aula.
Recursos: Quadro branco, pincel, audiovisual, computador e internet.
Avaliação: a avaliação consistirá no questionário de conhecimentos
prévios, na execução do experimento e perguntas do roteiro, nos resultados da
pesquisa (texto) e nas discussões em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário