quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

História da ciência e evolução da aprendizagem




A ciência foi, e ainda é, construída a partir da obtenção de resultados por observações, pesquisas, experimentações seguindo uma metodologia apropriada, porém, a interpretação desses resultados bem como as metodologias empregadas na pesquisa são “variáveis” em constante mudança. Apesar das particularidades de cada pesquisador, devemos considerar o contexto histórico, social, cultural, político e econômico onde este se encontra inserido, pois o contexto influencia na ciência, impulsionando determinados aspectos e restringindo alguns pontos.


 
Figura 1. Microscópio antigo, utilizado para pesquisas no passado.
 Fonte.


É claro que com o passar do tempo e com o incremento de novas tecnologias e novos conhecimentos científicos, os pesquisadores vêm avançando e postulando novas teorias que substituem as antigas que foram formuladas a partir de tecnologias não tão avançadas.

Entretanto, mesmo com o desenvolvimento científico, pode-se ou não substituir uma teoria já formulada. A interpretação dada a certos resultados, mesmo que estes sejam divergentes das hipóteses pressupostas, pode vir a não alterar uma teoria, mas sim a modificá-la.

Deste mesmo modo, o processo de ensino-aprendizagem acontece. Cada criança, têm suas experiências dentro do contexto aonde está inserida, com estruturas sociais, costumes, credo religioso e entre outras características distintas. E se considerarmos a faixa etária aumentamos ainda mais as distancias entre essas crianças.

Deste modo, o ensino deve está adequado às necessidades das crianças, considerando todos os aspectos já citados anteriormente. Assim, os professores devem está preparados para esse desafio.

Esta resenha foi desenvolvida a partir do trabalho de Maria Cristina da Cunha Campo e Rogério Gonçalves Nigro.

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