A ciência foi, e ainda é, construída a partir da obtenção de
resultados por observações, pesquisas, experimentações seguindo uma metodologia
apropriada, porém, a interpretação desses resultados bem como as metodologias
empregadas na pesquisa são “variáveis” em constante mudança. Apesar das
particularidades de cada pesquisador, devemos considerar o contexto histórico,
social, cultural, político e econômico onde este se encontra inserido, pois o
contexto influencia na ciência, impulsionando determinados aspectos e
restringindo alguns pontos.
Figura 1. Microscópio antigo, utilizado para pesquisas no passado.
Fonte.
É claro que com o passar do tempo e com o incremento de novas
tecnologias e novos conhecimentos científicos, os pesquisadores vêm avançando
e postulando novas teorias que substituem as antigas que foram formuladas a
partir de tecnologias não tão avançadas.
Entretanto, mesmo com o desenvolvimento científico, pode-se ou não
substituir uma teoria já formulada. A interpretação dada a certos resultados,
mesmo que estes sejam divergentes das hipóteses pressupostas, pode vir a não
alterar uma teoria, mas sim a modificá-la.
Deste mesmo modo, o processo de ensino-aprendizagem acontece. Cada
criança, têm suas experiências dentro do contexto aonde está inserida, com
estruturas sociais, costumes, credo religioso e entre outras características
distintas. E se considerarmos a faixa etária aumentamos ainda mais as distancias
entre essas crianças.
Deste modo, o ensino deve está adequado às necessidades das crianças,
considerando todos os aspectos já citados anteriormente. Assim, os professores
devem está preparados para esse desafio.
Esta resenha foi desenvolvida a partir do trabalho de Maria Cristina
da Cunha Campo e Rogério Gonçalves Nigro.
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