terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Formas de Estudar







Figura1. Grifar textos. Fonte



Existem varias técnicas para estudar, diversas formas que os brasileiros utilizam para se apropriar de conhecimentos, sejam desde o ambiente escolar com as crianças até concursos prestados pelos adultos em busca do mercado de trabalho.
Um estudo realizado neste ano avaliou dez técnicas de estudo que são bastantes populares no Brasil. O resultado revelou que 5 destas técnicas foram classificadas como de baixa utilidade, 3 de utilidade moderada e 2 com alto grau de eficácia.
Grifar, essa técnica foi avaliada como sendo a de menor utilidade, isso porque não requer esforço por parte do aluno em sintetizar o conhecimento, e ausentando-se a criação de significado para o assunto estudado.
Outras pessoas preferem, ao invés de grifar, reler diversas vezes os mesmos tópicos, utilizar mnemônicos, estudar através de recursos visuais ou até mesmo fazer resumos. Todas essas técnicas foram avaliadas pelos especialistas como de baixa utilidade.  A releitura não é tão eficiente, porém leituras massivas podem auxiliar na memorização dos conteúdos. Os mnemônicos só são eficazes se forem utilizadas palavras-chaves de fácil memorização, o que nem sempre acontece. O uso de mapas mentais pode ser eficiente para textos pequenos, porém ao considerar textos longos essa técnica mostrou-se pouco efetiva. Os resumos são uteis para provas escritas, mas não para provas objetivas.
De utilidade moderada, se enquadraram a interrogação elaborativa, a auto-explicação e o estudo intercalado. A interrogação elaborativa é fundamentada em criar explicações que justifiquem os fatos observados. A auto-explicação mostrou-se útil para a aprendizagem de conteúdos mais abstratos, e consiste na formulação do conteúdo em suas próprias palavras. Estudar intercalando os assuntos faz com que o aluno fique maior tempo estudando, e ajuda a não saturar com o conteúdo, essa forma de estudo se mostrou eficiente ao tratarmos assuntos das exatas.
Figura2. Estudar de forma distribuída. Fonte
Testes práticos e a pratica distribuída foram classificadas como de alta utilidade. Utilizar testes práticos faz com que você se prepare para qualquer tipo de questão que possa vir pela frente. A prática distribuída consiste em distribuir os estudos ao longo do tempo, dissipando assim a grande carga dos assuntos que caem nas provas.


É valido ressaltar que cada pessoa tem seu próprio estilo de estudo, aquele que melhor se adéqua ao seu estilo de vida, e este deve ser utilizado na busca dos conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário