terça-feira, 24 de dezembro de 2013

A dinâmica da sala de aula










Figura1. Amizade é o começo para o bom relacionamento em sala de aula. Fonte.
O ambiente escolar é um lugar muito imprevisível, pois dentro de cada sala de aula existem pessoas diferentes, com ideias e ideais distintos, onde cada uma possui uma vida dentro da sua realidade social, cultural e econômica.


Um grande desafio a ser vencido todos os anos é dentro da sala de aula, e uma peça nesse jogo é o professor. O professor como pessoa tem sentimentos como qualquer um, e é capaz de se relacionar com os outros.

A gestão da sala de aula é intimamente ligada à três pontos. Primeiro, o relacionamento interpessoal, se o professor é bem recebido pelos alunos o desenvolvimento das atividades propostas para a sala de aula é melhor, e deixa de ser algo ‘’obrigatório’’ e passa a ser algo prazeroso.

O clima dentro da sala de aula que envolve o respeito e disciplina é fundamental para uma atividade organizada e coletiva. O professor como mestre da turma tem grande importância para criar e manter esse ambiente dentro de sala.
E por ultimo, mas não menos importante, é o trabalho com o conhecimento. O professor deve valorizar os conhecimentos prévios dos alunos para a partir daí traçar uma meta dando ênfase aos pontos a serem trabalhados.

Figura2. Aprender a organizar os pensamentos é fundamental para prosseguir. Fonte
O professor deve induzir o interesse dos alunos, o querer, o mobilizar e participar da construção do conhecimento envolvendo a problematização, organizando as ideias para sair da síncrese para a síntese, onde os fatos fazem sentido e tem significado. Deste modo o professor deixa de ser um instrucionista que transmite informações, e passa a ser um mediador que atua ativamente na construção do conhecimento.

Um professor competente conduz os alunos a serem competentes, onde estes são capazes de se expressar em diferentes linguagens, compreender o outro, argumentar a partir das análises de circunstancias e tomar decisões.

A competência em si é a capacidade de se mobilizar o que se sabe em um determinado contexto pra se realizar aquilo que se projeta.

Um professor competente é aquele que consegue criar conflitos no âmbito escolar por meio da problematização, sendo este um mediador, consegue fazer o levantamento do que é relevante ou não para a aula articulando o conhecimento escolar com o mundo ‘’exterior’’, transmitindo de forma fácil, apenas contando histórias, que no final têm significado e sentido, e isso tudo dentro de um ambiente onde o respeito, a responsabilidade e a iniciativa participam da realização destas metas estabelecidas.

É importante lembrar que pessoas são competentes e habilidosas. Logo trabalha-se com pessoas e não com maquinas, sendo o livro didático apenas uma ferramenta complementar para auxilio dos alunos e professores.

Figura3. Avaliação. Fonte
Outro ponto a se considerar são os métodos avaliativos, o saber se o aluno aprendeu. Apenas o resultado de um prova não diz se um aluno é apto ou não, se ele aprendeu ou não. O professor deve estar atento para o desenvolvimento dos estudantes dentro da sala, a participação do mesmo dentro do contexto exposto em sala, para poder avaliar até que ponto o aluno cresceu.

Considerando como o aluno chegou em sala e como ele saiu, suas bagagens de conhecimento incrementadas dia-a-dia, o professor pode notar diferenças na participação em sala, assim pode-se avaliar o crescimento e aprendizagem do aluno.


O mundo dentro da sala de aula é um campo onde devemos estar abertos a novas experiências e a prática docente deve ser estimuladoras a ambos, aos professores e alunos.

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