O ambiente escolar é um lugar
muito imprevisível, pois dentro de cada sala de aula existem pessoas
diferentes, com ideias e ideais distintos, onde cada uma possui uma vida dentro
da sua realidade social, cultural e econômica.
Um grande desafio a ser vencido
todos os anos é dentro da sala de aula, e uma peça nesse jogo é o professor. O
professor como pessoa tem sentimentos como qualquer um, e é capaz de se
relacionar com os outros.
A gestão da sala de aula é
intimamente ligada à três pontos. Primeiro, o relacionamento interpessoal, se o
professor é bem recebido pelos alunos o desenvolvimento das atividades
propostas para a sala de aula é melhor, e deixa de ser algo ‘’obrigatório’’ e
passa a ser algo prazeroso.
O clima dentro da sala de aula
que envolve o respeito e disciplina é fundamental para uma atividade organizada
e coletiva. O professor como mestre da turma tem grande importância para criar
e manter esse ambiente dentro de sala.
E por ultimo, mas não menos
importante, é o trabalho com o conhecimento. O professor deve valorizar os
conhecimentos prévios dos alunos para a partir daí traçar uma meta dando ênfase
aos pontos a serem trabalhados.
O professor deve induzir o
interesse dos alunos, o querer, o mobilizar e participar da construção do
conhecimento envolvendo a problematização, organizando as ideias para sair da
síncrese para a síntese, onde os fatos fazem sentido e tem significado. Deste
modo o professor deixa de ser um instrucionista que transmite informações, e
passa a ser um mediador que atua ativamente na construção do conhecimento.
Um professor competente conduz os
alunos a serem competentes, onde estes são capazes de se expressar em
diferentes linguagens, compreender o outro, argumentar a partir das análises de
circunstancias e tomar decisões.
A competência em si é a
capacidade de se mobilizar o que se sabe em um determinado contexto pra se
realizar aquilo que se projeta.
Um professor competente é aquele
que consegue criar conflitos no âmbito escolar por meio da problematização,
sendo este um mediador, consegue fazer o levantamento do que é relevante ou não
para a aula articulando o conhecimento escolar com o mundo ‘’exterior’’,
transmitindo de forma fácil, apenas contando histórias, que no final têm
significado e sentido, e isso tudo dentro de um ambiente onde o respeito, a
responsabilidade e a iniciativa participam da realização destas metas
estabelecidas.
É importante lembrar que pessoas
são competentes e habilidosas. Logo trabalha-se com pessoas e não com maquinas,
sendo o livro didático apenas uma ferramenta complementar para auxilio dos
alunos e professores.
Outro ponto a se considerar são
os métodos avaliativos, o saber se o aluno aprendeu. Apenas o resultado de um
prova não diz se um aluno é apto ou não, se ele aprendeu ou não. O professor
deve estar atento para o desenvolvimento dos estudantes dentro da sala, a
participação do mesmo dentro do contexto exposto em sala, para poder avaliar
até que ponto o aluno cresceu.
Considerando como o aluno chegou
em sala e como ele saiu, suas bagagens de conhecimento incrementadas dia-a-dia,
o professor pode notar diferenças na participação em sala, assim pode-se
avaliar o crescimento e aprendizagem do aluno.
O mundo dentro da sala de aula é
um campo onde devemos estar abertos a novas experiências e a prática docente
deve ser estimuladoras a ambos, aos professores e alunos.
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