terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Divulgação da ciência e seus impactos







Toda pesquisa, todo trabalho, só pode ser considerado uma peça do grande quebra-cabeça da ciência após ser divulgado. Uma pesquisa desenvolvida, mas não publicada, não tem valor para ciência, e a comunicação que ocorre entre os especialistas legitima os resultados encontrados.

Figura1. A escrita para divulgação científica. Fonte
A ciência e a tecnologia se desenvolvem e crescem a cada dia por publicações de cientistas, por incrementos tecnológicos, e é caracterizada por possuir códigos particulares e manipulados por especialistas, ou seja, uma linguagem própria, restrita àqueles que fazem parte do círculo da ciência, e esses geram conhecimentos para o campo científico, e para que esse conhecimento atinja a todos da sociedade, é necessário que haja transposição para a divulgação e posterior impactos.

Nessa transposição de linguagem ocorrem perdas, e a divulgação é uma vulgarização dos resultados obtidos. Além de haver a transposição de linguagem, se a sociedade não estiver apta a compreender e a fazer bom uso da ciência e da tecnologia, essa transposição de nada servirá, logo, existe a alfabetização científica e tecnológica.

Dentro das escolas, existe uma hierarquia onde o Ensino em Ciências é integrado à Educação em Ciências que fazem parte Ciência Tecnologia Sociedade e meio Ambiente, todos integrados ao Alfabetizar Cientificamente e Tecnologicamente. O ensino molda e aprimora conhecimentos em ciências, seguindo procedimentos metodológicos, através da observação, experimentação, leituras e resoluções de problemas, enquanto que a educação, que contém o ensino em ciências, visa um conjunto de valores relacionados à moral e a ética, atitudes críticas e reflexivas voltados ao campo das ciências e da tecnologia.

Existe naturalmente um fenômeno conhecido como sonambulismo tecnológico, onde as pessoas simplesmente aceitam as inovações que nos são oferecidas, sem o direito de opnar ou decidir sobre questões de desenvolvimento tecnológico, e a educação científica e tecnológica deve ter por ideal reverter esse quadro.

O movimento CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade) surgiu com a perspectiva para uma reforma educacional, simplificando, para uma organização curricular, onde apresentam-se varias propostas voltadas para uma educação em ciências e tecnologia para todos os alunos e cidadãos, integrando-os no contexto social para levá-los a compreensão dos aspectos gerais do fenômeno científico-tecnológico.
Figura2. Sociedade e seu desenvolvimento. Fonte

O termo ‘’alfabetização científica e tecnológica’’ tem uma ampla repercussão no ambiente escolar, envolvendo professores e alunos.  Segundo CHASSOT, o termo representa “o conjunto de conhecimentos que facilitariam aos homens e mulheres fazer uma leitura do mundo onde vivem”. Dessa forma os homens poderiam exercer seus papeis de cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento de sua comunidade.

A tecnologia de um determinado país reflete no seu desenvolvimento industrial, logo os países que possuem maior aporte tecnológico possuem maiores riquezas se comparados àqueles países como poucos recursos tecnológicos, onde a manufatura reside. Dessa forma, um país mais desenvolvido apresenta melhor qualidade de vida, e no contexto capitalista tem amplo significado econômico, social, cultural, politico e educacional.

Diante desses fatores envolvidos, torna-se imprescindível considerarmos o ensino e a educação em ciências para a população brasileira a fim de termos um desenvolvimento, em todos os aspectos, melhorado.

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